22 de novembro de 2010

Estilos - Mini dicionário!

Você sempre ouve falar sobre algum estilo, mas não sabe direito o que significa? Seus problemas acabaram!
Separamos alguns dos estilos mais comentados por aí, e explicamos o que eles significam e suas principais características.
Com certeza você já ouviu falar de algum desses aqui:

Art Déco
(pronuncia-se ardecó)
Caracteriza-se por linhas aerodinâmicas, formas geométricas e cores vivas. Começa no entreguerras (1918-1939) e é contemporâneo de Le Corbusier e da escola Bauhaus.

Art Nouveau
(pronuncia-se arnuvô)
Usa elementos do clássico e do barroco, linhas ondulantes, e temas vegetais. Uma peça típica do art nouveau é a "conversadeira".

Barroco
Nasceu na Itália e teve seu auge em 1620. Sempre pomposo e cheio de detalhes, suas curvas são acentuadas, e muitas vezes a madeira dos móveis dos palácios e igrejas é recoberta por ouro.

Clean
Princípio de decoração contemporânea que elege a simplicidade e abandona detalhes desnecessários.

Gótico
Estilo arquitetônico da Idade Média, apareceu por volta de 1100, na França. A catedral de Notre Dame, em Paris, é a primeira desse estilo, que enfatiza a verticalidade e abusa dos vidros.

Kitsch
Chique, cult e polêmico. Trata-se do resgate de peças excessivamente utilizadas, como o pinguim de geladeira. Um exemplo da estética kitsch é o trabalho do cineasta espanhol Pedro Almodóvar.

Luís XIV (1661-1715)
O Rei Sol. Predominam formas pesadas e cores escuras. Exuberância e excessos na decoração.

Luís XV (1710-1774)
Versão francesa do rococó. O móvel mais típico é a cômoda com pés altos e aplicações sinuosas. As cadeiras têm detalhes de flores no madeiramento, e as pernas terminam em linhas arredondadas.

Luís XVI (1774-1792)
Linhas austeras e geométricas, em vez dos ornamentos do rococó. As cadeiras têm pernas retas e afinadas na parte inferior.

Rococó
Alguns dizem que é a continuação do barroco, é difícil estabelecer uma fronteira entre ambos. Pode-se dizer que o rococó mantém as linhas curvas, mas sem os rebuscamentos do barroco.

Vitoriano
O estilo que marcou a época da rainha Vitória (Inglaterra, 1837-1901) Mistura elementos do gótico com o Luís XIV. A variedade de materiais e o exótico são a moda: a classe média emergente precisa mostrar sua riqueza.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...