Sabemos que uma boa relação cliente x arquiteto é fundamental para que o projeto seja executado com sucesso. E não estamos falando apenas de um bom relacionamento pessoal, mas também o relacionamento durante as fases do projeto e da obra. Então, segue este post para todos os arquitetos, amigos, clientes, e quem estiver interessado em saber como tudo funciona.
Vamos tomar como base o nosso trabalho, que acreditamos ser bem parecido com o da maioria dos arquitetos.
Vamos tomar como base o nosso trabalho, que acreditamos ser bem parecido com o da maioria dos arquitetos.
Pois bem, começaremos pelo início:
Quando um cliente contrata um arquiteto, é aí que tudo começa. Diferente de se comprar um produto qualquer em uma loja, que você escolhe, gosta, paga e fim. Nesse ramo, quando você fecha um contrato com um arquiteto, o processo está apenas começando.
Daí em diante serão muitas conversas, reuniões, conversas de novo, até que o anteprojeto seja aprovado. Depois que o anteprojeto já foi aprovado pelo cliente, começamos a desenvolver as outras plantas (projeto executivo): construtiva, planta baixa, elevações, elétrica, paginação de piso e paredes, iluminação, forro, detalhamentos, e por aí vai.
Nessa fase do trabalho tudo precisa estar sincronizado e uma planta está ligada à outra. Por isso, é importante que o cliente esteja ciente de que toda e qualquer mudança deve ser feita na primeira etapa: o anteprojeto. Uma pequena mudança em apenas uma planta, pode acarretar em alterações no projeto inteiro.
A próxima etapa é a obra. Nesta fase é crucial que o arquiteto seja consultado sempre que houver dúvida (caso não esteja acompanhando ou executando a obra). O principal problema que enfrentamos é quando o cliente se envolve na obra e resolve mudar alguma coisa por conta e esquece, ou simplesmente resolve não comunicar o arquiteto. Daí começam os problemas.
Uma pequena parede mudada de lugar pode implicar em uma série de problemas: o layout terá de ser alterado; se havia alguma tomada prevista para aquela parede, terá de ser remanejada; o forro também foi pensado para o ambiente com a parede, e sem ela, talvez não faça sentido; fora que se orçamentos e compra de material já foram feitos, o cliente pode ter prejuízo.
Até uma casa/apartamento/loja/o que quer que seja/ ficar pronto, tudo foi pensado, cada detalhe foi planejado e posto em seu lugar. Portanto, uma simples parede pode fazer uma grande diferença no seu projeto.
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