29 de setembro de 2009

Canjiquinha de madeira

O método se popularizou com os filetes de pedras, mas está tendo de disputar espaço com a madeira. Além da beleza diferente e do aconchego, o material pode ser mais barato que algumas pedras, tem instalação mais fácil e não exige muita manutenção. As empresas fabricam painéis exclusivos com as medidas solicitadas ou placas prontas.

O escritório de Fernanda Marques propôs os painéis de canjiquinha de madeira amêndola e desenhou as réguas nas medidas e espessuras desejadas. "Queríamos dar movimento sem perder muita profundidade na parede. Além disso, precisávamos dar a proporção adequada às prateleiras de apoio que se integram às faixas de madeira aleatoriamente distribuídas, formando um desenho de painel", conta Fernanda. Para cobrir a superfície 16,50 m², foram usadas tábuas de 70 a 90 cm de comprimento, com 5 cm de largura e 2,5 cm de espessura. O material foi fixado em painéis pré-montados e colados sobre uma base em MDF aparafusada na parede.

Dicas

 As placas de canjiquinha de madeira podem ser aplicadas como revestimento de paredes, na confecção de painéis decorativos, no mobiliário, etc.
 O material não pode ser usado sobre superfícies curvas ou irregulares
 Mesmo que sejam compradas as placas de encaixe, é importante que a equipe de instalação tenha noções básicas de marcenaria. Será necessário utilizar serras para madeira (serra circular, serra tico-tico ou arco de serra) para adequar o material ao espaço disponível
 Em localidades com umidade relativa do ar inferior a 50%, as placas deverão ficar fora da embalagem e em temperatura ambiente durante um período mínimo de 48 horas antes da instalação para evitar que "estufem" depois de fixadas.
 Para colar as placas será necessário 1k de cola para cada m² de revestimento

Texto: Débora Borges (Revista Casa & Construção)
Fotos: Portal Casa e Cia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...