Você já ouviu falar em home staging?
O home staging é uma técnica de marketing internacionalmente reconhecida, que se destina a preparar imóveis para uma venda rápida por um preço melhor.
Essa ferramenta, que significa literalmente "encenação da casa", vem dos Estados Unidos, onde é utilizada pelos corretores e proprietários de imóveis. Ela está fazendo sucesso na Europa desde 2007, e está chegando ao Brasil.
O objetivo do home staging é que o imóvel à venda se pareça com os "apartamentos modelos", imaginados para agradar o máximo de compradores.
O objetivo do home staging é que o imóvel à venda se pareça com os "apartamentos modelos", imaginados para agradar o máximo de compradores.
Procurando um máximo de resultados para um mínimo de investimento, o home staging aplica a "regra dos cinco R":
1 – Reduzir a quantidade de objetos e móveis nos apartamentos ocupados.
2 – Refrescar a decoração
3 – Reparar todos os pequenos estragos que podem fazer baixar o preço da venda.
4 – Reorganizar a disposição dos móveis para valorizar os pontos fortes do apartamento (vista, volume, claridade etc) e atenuar os inconvenientes.
5 – Retificar a decoração: despersonalizar e neutralizar para que ela agrade um máximo de visitantes.
O home staging funciona para todos os tipos de imóveis: apartamento, casa, imóvel ocupado ou vazio. Nos apartamentos vazios, o home stager traz acessórios e móveis para ajudar os visitantes a imaginar a vida deles nesse local.
Essa técnica de venda é bastante utilizada lá fora pelas imobiliárias que trabalham em parceria com home stagers, indicando-os para os proprietários de imóveis que precisam ser valorizados.
Não confunda essa atividade com os tradicionais projetos de decoração. “No design de interiores, você faz o projeto de acordo com a personalidade do seu cliente”, explica a home stager Susana Damy-Lacy. “O home staging, ao contrário, tem o objetivo de ‘despersonalizar’ o ambiente para que o comprador se identifique com o local”.
Por isso, no projeto final de home staging saem de cena porta-retratos, acessórios mais pessoais e móveis em excesso. “Precisamos deixar a casa com uma circulação boa para que o comprador tenha uma noção real do espaço”, diz a fundadora da consultoria Staging Desing.
Em alguns casos, o home stager projeta até algumas mudanças arquitetônicas – como pintura de paredes com cores mais neutras.
Exemplo de home staging. Antes e depois.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário