22 de março de 2011

Captação de água da chuva

Hoje, 22 de março é o dia mundial da água, e nada mais justo do que um post relacionado a um dos assuntos mais importantes dos últimos tempos.
Com a demanda crescente das cidades e um imenso desperdício, uma alternativa simples e realista é o aproveitamento da água da chuva.
A água armazenada pode ser usada para diversos fins, dentre eles: limpeza em geral; irrigação de jardins e pomares; reserva de incêndio; sistema de resfriamento; espelhos ou fontes d'água; recarga de aquíferos...

O aproveitamento da água da chuva funciona da seguinte forma:
- A água da chuva, coletada pelas calhas no telhado do prédio, é armazenada em uma cisterna no térreo ou subsolo.
- Pode-se instalar um equipamento para filtrar esta água, se for necessário.
- Instala-se um sistema de recalque (bomba d'água + encanamento), para enviar a água para as torneiras dos pavimentos.
O sistema pode ser aplicado tanto em residências em construção, com rede hidráulica separada da rede de água potável da rua, e incluir o uso em descarga de banheiros e torneiras externas, como em casas já construídas. Não sendo possível mexer nas instalações existentes, é possível aproveitar a água de chuva externamente, para jardins, limpeza de pisos e calçadas, lavar carros, entre outros usos.
Em condomínios, a água de chuva armazenada significa uma economia expressiva no gasto de água nas áreas comuns. Ela pode ser utilizada em lavagem das calçadas, do playground, de carros, na irrigação dos canteiros e jardins, na reserva de incêndio e até mesmo em banheiros das áreas comuns ou casa do zelador e portaria.

Empresa que implementa o sistema:
3P Technik - Tel.: (21) 2284-9440 ou (21) 3872-2345


Fontes:
Sindiconet
Ecocasa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...