8 de maio de 2009

Reduzindo o aquecimento global

Pinte seu telhado de branco e reduza a temperatura do planeta

A ONG Green Building Council Brazil é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo incentivar a construção civil no país a adotar o conceito de “construção verde”. Construção verde é uma série de estratégias de utilização do solo, projeto arquitetônico e construção em si, que reduzem o impacto ambiental. Entre os benefícios deste tipo de construção estão o menor consumo de energia, proteção dos ecossistemas e mais saúde para os ocupantes. A atual campanha da ONG intitulada “One Degree Less”, ou em português, um grau a menos, tem como base uma atitude simples e que todos podem fazer, basta pintar seus telhados de branco. Isto porque a cor branca reflete de 80 a 90% da luz solar incidente. Com as superfícies externas da casa pintadas de branco, menos calor penetra na casa e a temperatura interna pode variar até 5°C. A título de comparação, telhados pintados de vermelho ou marrom refletem de 20 a 35% e as cores laranja e cinza ficam na média dos 50 e 30% respectivamente. Vale lembrar que a tinta branca deve ser específica para áreas externas ou usar tinta naval.
De acordo com o site da ONG, 10 prédios da Califórnia e da Flórida pintaram seus telhados de branco e foram monitorados. O resultado foi surpreendente, os moradores fizeram uma economia anual entre 20 e 70% com as despesas relacionadas à refrigeração.
Segundo estudos realizados, se as 100 maiores cidades do mundo pintassem de branco os telhados de todos os seus edifícios, iríamos diminuir consideravelmente a temperatura do planeta. Apesar dos telhados verdes serem uma solução muito mais eficiente e funcional contra o problema do aquecimento global, pintar os telhados de branco seria uma solução rápida e significativa.
Cada 10m² de telhado ou superfície horizontal clara é equivalente a uma economia de uma tonelada de gás carbônico, em equipamentos funcionais da edificação, como o ar condicionado.
Dado o recado, cabe cada um de nós fazer sua parte para diminuirmos o aquecimento global.
Para outras informações entre no site da ONG.
Fonte: Revista AuE Paisagismo Digital
Fotos: Divulgação GBC

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...